28 setembro, 2009

O MENINO E O ÔNIBUS E A CHINA E SUA ECONOMIA

Um menino de mais ou menos 12 anos entrou no ônibus (aqui, estudantes entram pela porta da frente; apresentando carteira, não pagam passagem), parou na frente junto motorista, olhou detidamente para os sentados em toda a extensão do coletivo e foi logo dizendo.
- Não vou fazer discurso para pedir dinheiro. Afinal, estão vendo, estou uniformizado. Sua voz era firme, incisiva e ele falava sem titubear. Mas, sabem vocês o que está acontecendo na China?
Incrédulos, os passageiros, todos, não tiravam os olhos do garoto e o motorista, "ficou de orelha em pé". E de pé, o menino prosseguiu, segurando-se para não caiu. Se bem que o motorista, olhando pelo retrovisor como se buscasse apoio com o cobrador, diminuiu um pouco a marcha.
- Meu pai sempre falou de "Negócio da China", para reafirmar que a coisa era boa. muito boa. E "o silêncio é um amigo que não trai nunca", já dizia um provérbio chinês. Mas, nem por isso vou me calar. Lá em casa quase tudo é "Made in China". Custou barato; e eu sei que as compras de produtos da China desemprega brasileiros e faz aumentar o trabalho escravo lá. O menino falava sem parar e a essa altura alguns já tinha passado da parada.
O motorista ameaçava parar o veículo para ouvir melhor o discurso. Fato é que até os menos cultos estavam estupefato com a narrativa do pequeno.E ele continuou.
- Sei que vocês não estão entendendo nada, mas tenho que falar. A China é a terceira economia mundial e apenas nos três primeiros meses deste ano cresceu 6,1% com relação ao mesmo período no ano possado. O menino corria os olhos por todos os assentos e não pestanejava.
- E os chineses tem uma vantagem sobre nós, brasileiros, que adoramos consumir seus produtos a preço de banana. Eles não gostam de ficar comprando por comprar. E não é à-toa que preferem à bicicleta ao carro de passeio. Um executivo de terno mudou de lugar e preferiu não puxar a campanhia para não assustar o menino.
- Então gente, é isso que eu queria dizer. Os canteiros de obras na China não param de crescer o o dinamismod as pessoas é impressionante. Lá quase não se fala em crise. E olha que é o país mais populoso do planeta. O menino continuou a falar ainda por muito tempo, passando outras informações sobre o que chamou de "gigante asiático". Todavia, ninguém ousou interrompê-lo. O motorista, que tinha voltado estudar há pouco tempo e gostava do assunto, não resistiu e resolveu parar o ônibus.
- Vejam vocês, o primeiro ministro chinês, Wen Jiabao, esteve no Fórum Econômico de Dalian, onde disse que a economia do seu país ainda não está muito boa. É mole?! A crescente urbanização da China é a maior da História do país. E olha gente, falava buscando a atenção, 100% das terras chinesas pertencem ao Estado. O garoto falava, como um orador para uma platéia boquiaberta. Um grupo de alunos tentou fazer umas gracinhas, mas foi repreendido por um advogado.
- Pois bem gente, continou o menino, não quero atrapalhar a viagem de vocês. Só quero pedir uma coisa. Rezem que é de rezar e ore quem é de orar, por mim. Por favor! Estou indo para a escola e a professora está fim de pegar a turma. Quer que gente faça, indivualmente, uma redação sobre a China.Você prometem que vão rezar para eu me dar bem? Prometem?

2 comentários:

  1. a Chgina sera o proximo imperio mundial...
    e n´s plantamos soja para eles consumirem...

    ResponderExcluir