19 setembro, 2009

PETROLÉO ENCONTRADO NO PRÉ-SAL COLOCA O BRASIL ENTRE OS DEZ MAIORES PRODUTORES

Notícias sobre o pré-sal têm inundado os jornais, porém muitos brasileiros não fazem ideia do que seja. Na rua, comentários sobre a palavra composta chegam a ser engraçados. Tipo pré salário, previsão de venda de sal, divisão de saldo e outros. A verdade é que se trata da descoberta de uma grande jazida de petroléo, se é que se pode assim chamar, a ser explorada e que colocaria o Brasil entre os dez maiores produtores do mundo. A área descoberta, no fundo do mar, se estende ao longo de 800 quilômetros entre os estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, abrangendo três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos/RJ e Santos/SP).
Segundo os geólogos, a jazida encontrada nesta área fóssil está a uma profundidades de 5 mil e 7 mil metros do nível do mar, abaixo de uma extensa camada de sal, que preserva a qualidade do petróleo. A quantidade encontrada ainda não foi tecnicamente medida e calculada, porém estima-se que o total, transformado em barris, vai gerar uma produção próxima a 100 bilhões de boe (barris de óleo equivalente) em reservas. Para ser ter uma ideia, em três das 13 jazidas descobertas, que estariam nas áreas conhecidas como Tupi, Iara e Parque das Baleias, indicou-se a existência de 9,5 bilhões a 14 bilhões de barris.
Conforme site da Wikipédia a primeira reserva petrolífera em área pré-sal no mundo vem ocorrer, justamente, no litoral do Brasil, e a denominação surge então daí como "petróleo do pré-sal" ou simplesmente "pré-sal". Por enquanto, as reservas descobertas em três bacias sedimentares, nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo são as maiores conhecidas em zonas da faixa pré-sal.

Um comentário:

  1. o pre sal e uma riqueza maior do mundo para nos e para osso futuro obrigado

    ResponderExcluir