18 julho, 2009

VOLTA REDONDA FEZ ANIVERSÁRIO

Volta Redonda, a cidade do aço, fez ontem, 17 de Julho de 2009, 55 anos, de emancipação político-social. Cidade e município do Estado do Rio de Janeiro, localizada na região de Resende (antiga Fazenda Resende), Volta Redonda é o principal centro de laminação de aço do Brasil desde 1947 e representa um dos maiores projetos industriais, que deu certo, da América do Sul. A CSN (Companhia Siderurgia Nacional), também chamada de Usina Presidente GetúlioVargas é especializada na fabricação de ferro de alta qualidade, folhas de flandes e ligas metálicas de ferro, com minério proveniente de Minas Gerais. Matéria prima transportada por trens, que trafegam pela Ferrovia do Aço, entrando no Estado pelo lado Sul da divisa entre os Estado de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O carvão, outra matéria prima que abasteceu a usina desde os anos de sua fundação, vinha de Santa Catarina. A energia foi fornecida por muito tempo pela hidrelétrica de Ribeirão das Lajes.

A Câmara Municipal de Volta Redonda realizou uma sessão solene em comemoração aos 55 anos de emancipação do município.

O site oficial da prefeitura de Volta Redonda, todo reformulado, entrou no ar ontem, trazendo novidades. Vale à pena visitar.CLIQUE AQUI e conheça

A volta redonda do rio de Volta Redonda

A maioria das cidades e ou localidades têm justificativas seguras para o nome que leva. Pense em sua cidade, pesquise seus dados históricos e verá a razão epistemológica do nome. Brasil, Rio de Janeiro e Barra Mansa, para não fugir do provincianismo, têm razões que passam por águas, tempo e planta nativa. Volta Redonda, geograficamente, tem tudo a ver com o nome.

Siga descendo o Rio Paraíba de barco a motor, partindo da ponte dos Arcos, em Barra Mansa, cortando toda a cidade do aço e perceberá a volta que fez com os navegantes da época, com a confirmação dos aviadores, endossassem o nome. Antes destas duas categorias, certamente, os indígenas da região, sabiamente, já haviam cognominado a região.

E nas voltas do rio, surgiu Volta Redonda: a Cidade do Aço. Na realidade, o aço veio primeiro, um pouco depois dos migrantes e imigrantes que trabalharam nos velhos galpões da localidade que hoje é o bairro Aterrado. A cidade industrial se instalou dentro de Barra Mansa, que antes estava situada na Fazenda Resende e por consequência do ciclo do ouro, nos séculos XVII e XVIII. Bandeirantes e aventureiros na busca pelo metal precioso das Minas Gerais fizeram estadia por aqui naquela época.

Porém, a colonização da terra-mãe, que originou Volta Redonda iniciou-se no final do século XIX, em princípios de 1875, quando chegou ao Brasil os primeiros imigrantes italianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário