04 junho, 2009

NOMES BRASILEIROS EMOLDURAM A ANTÁRTIDA POUCA EXPLORADA

O Brasil é o 7º país mais próximo da Antártida

O monte Barão do Rio Branco e o pico Alexandrino de Alencar são localidades na península antártica com nomes brasileiros, dados pelo explorador francês Jean-Baptiste Charcot. Todavia, qualquer explorador que passe por lá poderá rebatizá-las, pois o Brasil não as registrou oficialmente. É o que assegura o meteorologista Rubens Junqueira Villela, primeiro brasileiro a viajar ao pólo sul, em 1961. nomem emolduram.

Segundo ele, a natureza antártica é mal conhecida, mas ainda não se esgotaram as oportunidades de pesquisa. Com 79 anos, Rubens Vilela, que se aposentou pela USP e faz previsão de tempo para obras de infraestrutura, participou da primeira missão oficial brasileira à Antártida, em 1982, dando início ao PROANTAR (Programa Antártico Brasileiro).

Ele já viajou 12 vezes ao continente e avalia: “ficamos 25 anos marcando passo na Antártida”. O Mar de Weddell (espaço escolhido pelo Brasil para exploração e posse) não oferece facilidades de acesso. “Para alcançar sua costa é preciso atravessar uma banquisa de até mil quilômetros de largura”, informou Villela na reportagem.

Texto adaptado de entrevista extraída da revista Coração da Antártida, suplemento de o Jornal A Folha de São Paulo, de 22 de Março de 2009.

Qual é o certo? Antártica ou Antártida? Tanto faz. Os geógrafos consagraram ANTÁRTIDA, grafia adotada também pelo Itamaraty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário