29 maio, 2009

A FUNCIONALIDADE DOS ENDEREÇOS ELETRÔNICOS E O PRIMEIRO E-MAIL

A funcionalidade do e-mail hoje é uma coisa impressionante. Por isso, é importante saber pelo menos um pouco de como foi a contrução inicial do endereço eletrônico e seu idealizador. Texto da Wikipédia mostra um pouco da geração dessa funcionalidade. tomlinson@bbn-tenexa foi o primeiro endereço criado. Ray Tomlinson, dos EUA, foi programador que implementou o sistema de correio eletrônico na ARPANET, em 1971. Ele era funcionário da Bolt Beranek and Newman (BBN), empresa contratada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, em 1968, para implantar a ARPANET.

Em 1971, Tomlinson começou a enviar mensagens para si mesmo e para seus colegas como brincadeira. Ele somou as funcionalidades dos aplicativos SNDMSG (uma contração da expressão em inglês "send message", ou seja, "enviar mensagem") e o Readmail, para leitura de correio. Mas esse sistema permitia apenas o compartilhamento de textos. O engenheiro também trabalhava em um protocolo chamado CPYNET, para transferência de arquivos entre computadores conectados em rede. Ao juntar os dois programas, ele conseguiu enviar uma mensagem para seus colaboradores, anunciando sua criação.

O conceito de correio eletrônico já existia e estava implementado em sistemas como o AUTODIN. Entetanto, esse foi o primeiro sistema capaz de enviar mensagens entre diferentes nós conectados à ARPANET. Tomlinson também inovou, na medida que escolheu o símbolo @ para distinguir as mensagens destinadas às caixas de correio na máquina local e às que se dirigiam à rede, por ser o símbolo que significa "at", ou seja, estar em algum lugar. Logo enviou a si próprio uma mensagem de e-mail.

Tomlinson continua, ao fim de todos estes anos, na BBN, tendo trabalhado em tudo desde protocolos de redes à construção de supercomputadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário