25 maio, 2009

A LONGA ESPERA PARA ADOÇÃO: REVELA CRIADOR DE SITE SOBRE O ASSUNTO

Há cinco anos, Wagner Yamuto descobriu que não poderia ter filhos biológicos. Dois anos após a constatação, ele e sua mulher resolveram adotar uma criança e estão na fila de espera desde 2007. Foi durante esse tempo que Yamuto resolveu fundar o site Adoção Brasil, que hoje é o maior site sobre o tema do país. A página é especializada no assunto e revela as dificuldades e a longa espera na hora da adoção. Traz informações sobre a luta de pais que aguardam na fila, troca de experiências e compartilham histórias. Nele se consegue informações essenciais e os primeiros passos para uma adoção. Segue, uma entrevista exclusiva feita a Yamuto, sobre como fazer para se adotar uma criança.
Quando um casal decide adotar uma criança, qual procedimento deve seguir?
O primeiro passo é ir à Vara da Infância e Juventude mais próxima de sua residência para pegar a lista de documentos necessários para a habilitação. Depois de tudo entregue, deve aguardar o contato do fórum para que sejam marcadas as entrevistas com psicólogos e assistentes sociais, quando a pessoa irá preencher as fichas com as características desejadas da criança. Após este processo, será dada a sentença favorável ou não pelo juiz. Caso seja favorável, os pretendentes entrarão na fila de espera da adoção.
Em média, quanto tempo leva para que um casal consiga adotar uma criança?
Este tempo vai depender das características da criança, em geral quanto mais nova ela for, maior será o tempo de espera. A demora ocorre porque a destituição do poder pátrio (a justiça tem que tirar a guarda dos pais biológicos) é bem demorada. Isso porque a Justiça tenta de todas as formas que a criança continue com seus laços biológicos.
Quando um homem solteiro quer adotar uma criança, ele tem as mesmas chances de um casal? O que se avalia na pessoa na hora da adoção?
Sim as chances são iguais, independente de seu estado civil. As avaliações são independentes e levam em considerações fatores psicológicos, e se realmente os pretendentes tenham condições de oferecer um lar para esta criança.
Em sua opinião, qual o papel do pai em um processo de adoção?
O pai tem um papel tão importante quanto o da mãe, os dois devem caminhar juntos neste sonho, apoiando um ao outro em todas as situações. Vale lembrar que pessoas solteiras também podem ter este desejo.
Quais as dificuldades que vocês tiveram durante esse tempo todo em que esperam por um filho? E de que forma vocês ajudam outros pais que querem adotar?
A maior dificuldade foi a falta de informação sobre o assunto, desta forma a idéia do site Adoção Brasil surgiu com o objetivo de esclarecer outras pessoas interessadas.

Reportagem extraída e adaptada do site Adoção Brasil, fundado por Wagner Yamuto. Site Adoção Brasil
Por Sofia Benini, filha de Maria Paula e Nery.

A mesma foi retirada do site Revista Pais & Filhos na internet, publicada em 18/02/2008
Para ver a matéria no site Pais & Filhos visite:
http://www.revistapaisefilhos.com.br/htdocs/index.php?id_pg=113&id_txt=2212&break=1

Nota do editor: Não tivemos tempo hábil para apurar se Wagner Yamuto já conseguiu a adoção, o assunto pode ser objeto de futura publicação. MC

Um comentário:

  1. Hi, probably our entry may be off topic but anyways, I have been surfing around your blog and it looks very professional.

    It’s obvious you know your topic and you appear fervent about it. I’m developing a fresh blog plus I’m struggling to make it

    look good, as well as offer the best quality content. I have learned much at your web site and also I anticipate alot more

    articles and will be coming back soon.



    http://www.meerutmicro.biz/pt/sbindex.asp">Gerador De Linha Laser

    ResponderExcluir