Os elementos que compõem o meio ambiente - rio, lagos, solo, rochas, animais, vegetação, homens, etc. – estão ligados entre si. A alteração de qualquer um deles prejudica o equilíbrio de toda a natureza. E proteger, conservar as florestas é também preservar a vida dos milhares de animais que nelas vivem e se alimentam.
A destruição das matas, além de provocar a extinção de muitas espécies de animais, gera o empobrecimento do solo. Pois, são basicamente as raízes das árvores que fixam a terra, impedindo que as fortes chuvas e os ventos violentos a carreguem. As raízes também absorvem grande parte da água das chuvas, evitando as inundações que tanto prejudicam a agricultura. E as folhas secas e os galhos apodrecidos das árvores fertilizam o solo e a sombra de suas copas, protege a terra dos excessos do sol.
Tudo em uma harmonia perfeita. A verdade é que, a existência das florestas impede a formação dos desertos.
Portanto, é preciso que os homens utilizem as riquezas naturais oferecidas pela vegetação sem destruí-la. E destruir a vegetação não quer dizer apenas derrubar matas. Atualmente, a poluição industrial é tão grande que, transformada em ácido quando em contato com a chuva, vem matando florestas inteiras e poluindo lagos e rios em diversas partes do mundo.
Cabe uma reflexão, afinal quantos não conhecem nem nunca viram uma floresta, ao não ser pela TV, filmes e ou fotografias?
As fotos são encontradas nestes endereços:
www.codevasf.gov.br,www.veneerline.com.br,www.youngreporters.org,
www.arvoresbrasil.com.br,www.jardimdeflores.com.br,www.florestancora.no.sapo.pt, www.blogcidadao.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário