28 março, 2009

É SEU DIA: O CIRCO CHEGOU !

Foto: site sua pesquisa
O Aurélio, Dicionário Básico da Língua Portuguesa, define Circo assim: "grande anfiteatro onde os antigos se reuniam para jogos públicos; coliseu. Recinto onde se realizam espetáculos de acrobacia, equitação, equilibrismo, palhaçadas, habilidades diversas, e cujos artistas formam um conjunto itinerante". Tudo isso dentro de um espaço circular, cercado e por, todo desmontável.
Os grandes circos, desapareceram e, como alguns animais raros, é um artigo em extinção. Há muitas crianças que não sabem o que é, só conhecem pelos filmes. Aquela grande lona armada, vista de longe, é raridade nos dias atuais. A crise já chegou há mais tempo, principalmente, para os artistas circenses. E muitos que ainda estão ou passaram pela TV ou pelo cinema, começaram sua carreira no circo.
Os palhaços que mais fizeram sucesso nos circos brasileiros, foram: Carequinha, Arrelia, Torresmo e Piolin.

Uso de animais em circos

Há controvérsias sobre o uso de animais em circos. Pelo menos duas correntes de pensamento, com prós e contras sobre o uso de animais em shows.
A corrente de pessoas que são contra o uso de animais em circo, alegam que os animais por vezes sofriam maus-tratos (tais como dentes precariamente serrados, jaulas minúsculas, estresse etc.) E ainda de serem frequentementes abandonados, quando na velhice ou impossibilitados de fazerem o espetáculo. E ainda pela manutenção de grandes animais,, como tigres e elefantes , cuja alimentação e tratamento demanda muito dinheiro. Há ainda inúmeros casos de acidentes, envolvendo animais selvagens, dos quais saem pessoas feridas ou até mesmo mortas.
De qualquer forma, pelo divertimento e pela alegria que proporciona ou já proporcionou a tantas crianças, vale a pena lembrar: ontem, dia 27 de Março foi Dia Mundial do Circo.

Com base em texto da Wikipédia e do Dicionário Básico da Língua Portuguesa, do crítico, tradutor e ensaísta, professor Aurélio Buarque de Holanda Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário