05 fevereiro, 2009

ÓRGÃOS HUMANOS GANHARAM NOVOS NOMES


Muita gente ainda não sabe. Desde 1997 o vocabulário oficial da Medicina alterou o nome de vários órgão do corpo humano. Os anatomistas eliminaram nomes que lembravam pessoas, dando preferência a valores informativos ou descritivos. Por exemplo, trompa de Eustáquio, o canal que comunica a laringe com a caixa do tímpano no ouvido, virou Tuba auditiva. Os anatomistas acreditam ter tornado, deste modo, mais fácil à memorização.
Eis algumas das modificações feitas e atualmente adotadas em todo o mundo. O cotovelo, agora se chama cúbito e omoplata, osso da parte posterior do ombro, tem o nome de Escápula. O corpo mamário ou mama substitui seio e Mandíbula designa apenas o maxilar inferior. E agora, quando se referir a Maxilar, estará se referindo ao antigo maxilar superior.
A rótula, o osso do joelho que quando dá problema atrapalha a participação no esporte, é conhecido agora como Patela. Aquele osso longo do antebraço, que antes era cúbito, passou para Ulna. A entidade responsável pelas mudanças foi a Federação Internacional das Associações de Anatomistas. E o anúncio mundial da novidade aconteceu em congresso realizado em São Paulo.
A nova terminologia é fruto de longos e vários anos de estudo e acatadas sugestões dos profissionais da área. Pelos menos mil designações de estruturas do corpo humano foram alteradas ou criadas. Segundo seus criadores, a nova terminologia teve ser divulgada a partir dos livros escolares, para que se popularize rapidamente.Em certos casos, porém, pode-se prever que o esforço de divulgação será inútil. Alguém imagina um jovem dizendo: “Ai! Machuquei meu tendão calcâneo”? (Tradução: “...meu tendão de Aquiles”.) Ou : “minha proeminência laríngea é grande” , em lugar de “meu pomo-de–adão é grande” ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário