25 fevereiro, 2009

As campeãs do carnaval do Rio e de São Paulo

O Carnaval acabou. Em São Paulo, a campeã foi a Escola de Samba Mocidade Alegre; Nenê e Peruche cairam para o 2º grupo. No Rio, o resultado sai hoje. Veja o texto abaixo sobre Escola de Samba, que é a vitrine do carnaval brasileiro. Veja mais
Escola de Samba é uma agremiação de cunho popular, que caracteriza-se pelo canto e dança do samba, quase sempre com intuito competitivo. Sendo um tipo de associação originário da cidade do Rio de Janeiro, as escolas de samba apresentam-se em espetáculos públicos, em forma de cortejo, onde representam um enredo, ao som de um samba-enredo, acompanhado por uma bateria, com seus componentes usando fantasias alusivas ao tema proposto. As escolas de samba mais conhecidas são as da região do grande Rio de Janeiro, que desfilam no Sambódromo carioca. Porém, há escolas de samba em quase todos os estados brasileiros e em muitos países do mundo. As escolas de samba são consideradas uma das principais, se não a principal vitrine do carnaval brasileiro, e atualmente vêm ganhando cada vez mais um aspecto cênico, com alguns componentes executando dramatizações teatrais, e coreografias. A expressiva maioria das escolas de samba, principalmente as do Rio de Janeiro, possui em sua denominação a expressão "Grêmio Recreativo e Escola de Samba" (representada pela sigla GRES) antes do seu nome propriamente dito.
As escolas de samba passam por um processo demorado de caracterização, e logo depois de apuração, que tenta analisar o desempenho que tiveram durante o desfile e todo o conjunto artístico do grupo, bem como sua comissão de frente, suas alegorias e adereços, seu samba-enredo, bateria, etc., elegendo, por fim, as vencedoras, que se apresentarão por final no desfile das campeãs.
Fonte: WIKIPÉDIA e UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário