06 dezembro, 2012

OBRAS DE OSCAR NIEMEYER FALAM POR ELE

Morreu ontem (05/12), às 21h55, a dez dias de completar 105 anos, o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Seu corpo será velado nas dependências governamentais, projetadas por ele, na capital brasileira. Oscar Niemeyer, copiando um dito antigo, é uma daquelas figuras que vai se levar muitos anos para nascer outra, com atributos tão distintos.
Talvez, nunca apareça alguém de igual capacidade e pessoa. É dele uma frase que sintetiza bem a simplicidade de um gênio: 
- "A minha vida não tem nada de especial. É de um ser humano, assim, insignificante que atravessa a vida, que é um sopro". 
Cresci sabendo da existência deste grande arquiteto e às vezes até surpreendi algumas pessoas ao falar dele com tanta propriedade. Afinal, explico, meu currículo - no tempo em que os currículos obrigavam-se ser diferentes, era aberto com esses dizeres, que serviu para ilustrar também algumas afirmações: 
- Eu nasci quando nasceu Brasília - E em Barra Mansa-RJ, uma cidade que tem uma ponte que não foi arquitetada por uma personagem como ele, mas quando a vejo, lembro das grandes obras. E é verdade que sinto uma nostalgia muito grande ao saber que morreu um homem que invejo: pela sua capacidade, longevidade e disposição para o trabalho.
Descanse em Paz Niemeyer! E, mesmo que, em sua simplicidade não se dava conta, suas obras - dentro e fora do país - falam por você.

Texto de César Dulcidi - Foto: Arq pessoal -

Editado em 17.01.2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário