28 janeiro, 2009

A Hanseníase não é transmitida quando tratada



O último domingo do mês de janeiro foi citado como o Dia Internacional do Hanseniano, matéria em jornal carioca também confirmou esta data, porém em outros livros consultados, dia 27 e 29 também foram citados como o dia da luta contra a doença. A Hanseníase é uma doença contagiosa isso é fato. Ela é causada pelo micróbio mycobacterium leprare, conhecido também como bacilo de Hansen, que atinge pele e nervos, levando o ser humano a deformidades.
O primeiro sintoma são manchas esbranquiçadas ou avermelhadas em qualquer parte do corpo. As áreas afetadas perdem progressivamente a sensibilidade, reduzem a produção de suor, o crescimento dos pêlos e atingem os nervos. O comprometimento dos nervos e a redução da função motora de mãos e pés ocasionam deformidades. A contaminação ocorre pelo ar, por meio da respiração, no convívio freqüente, contínuo ou prolongado com pacientes sem tratamento.
Entre 70% e 80% da população mundial é resistente ao bacilo. Chamada de poliquimioterapia (PQT), o tratamento é constituído por dois ou três tipos de antimicrobiano e pode levar de seis a 12 meses, dependendo da forma da doença, localizada e com poucas lesões ou disseminada. Todos os doentes deixam de transmitir a doença quando realizam o tratamento, que é feito gratuitamente na rede básica de saúde.
Segundo a Wikipédia, a maior biblioteca sobre hanseníase, no mundo, fica na cidade de Betim/MG, no Brasil.

Parte deste texto publicado na Folha de SP, em 18/09/2005.

Um comentário:

  1. o que é hanseníase e o que ssa doênça representou no passado

    ResponderExcluir