"No ano em que passou, viu-se o mundo das janelas - tanto as de casa quanto as do computador", foi uma passagem de ano diferente. Nas comemorações de Revelion, turistas, brasileiros e estrangeiros, não viram os fogos de Copacabana, não se juntaram na Av. Paulista - nem em outro qualquer lugar público do mundo, para citar alguns como Nova York, França ou Instambul.
As cidades tiveram que usar da criatividade para garantir as visitas. Tudo mudou. Por um tempo as pessoas, repórteres, a TV e outros meios de comunicação terão assunto sobre essa mudança de hábito. Novidades e aprendizado vão estar em evidência e o mundo não parou nem vai parar por causa do que não aconteceu.
E o final de ano de 2021, ainda é uma dúvida sobre Como Será?, quem sabe à Sandra Annenberg, uma ideia de programa. "A pandemia não acabou e por enquanto a notícia é vacina". A citação acima, entre aspas, foi usada pelo repóter Nelson Gobbi - na reportagem sobre Artes, no segundo caderno de O Globoonde ficou claro que a arte não pode parar e a brasileira brilhou lá fora.
Com o título Imagens da Pandemia - Janela da Alma, a reportagem menciona que isolamento social, máscaras, ruas vazias, monumentos solitários tornaram-se inspirações.A televisão deixou de apresentar eventos de tradição: a música de Roberto Carlos e de outros, os shows da virada ao vivo e gravados, com muita gente de branco, os programas de auditório.
Graças a Internet, o mundo ficou com as apresentações vídeos/chamadas. E nos domicílios, as comemorações também sofreram mudanças. Viu-se que muitas famílias não abriram mão do encontro e que parentes de longe se fizeram presentes, mas no geral as reuniões familiares de fim de ano mudou.
As igrejas tiveram suas missas e cultos de final de ano mantêm o novo formato. Nas assembléias alcóol em gel, sentam-se separados com todos de máscaras, inclusive os músicos. Do que se ouve falar, a única que não abriu as portas para receber os fiéis são As Testemunhas de Jeová, que até hoje mantêm suas reuniões via internet, utilizando-se do aplicativo Zoon.
As escolas permanecem fechadas e há muitas informações desencontradas e o assunto deve suscitar muitas matérias a medida em que o ano avançar. Para o Carnaval está mantido o feriado no calendário, mas é algo que ainda vai dar muito o que falar e... escrever.
Edição em 11.04.2021 -