Lojas fechadas em Barra Mansa-RJ |
Notícia da Agência Brasil informa que uma vacina contra o covid-19 está em fase de testagem pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). Será um teste em modelo animal, que ainda esta em fase de desenvolvimento e é denominado de estudos pré-clínicos. Nenhuma informação mais recente, do assunto, foi apurada e esta surgiu de uma nota, no dia 10 de Junho, publicada pela Fiocruz .
Apesar do processo acelerado das pesquisas, o site informa que, mesmo "obtendo resultados positivos em todas as etapas futuras, a vacina autóctone de Bio-Manguinhos/Fiocruz não chegará ao registro antes de 2022". Trata-se de vacina sintética, com partes pequenas de proteínas do vírus a serem capazes de defender o organismo humano de agentes desconhecidos, que no caso Sars-CoV-2 [covid-19].
Segundo, ainda, a explicação da Fiocruz, a vantagem da vacina sintética é a rapidez em que pode ser produzida, que não requer uma segurança exclusiva, podendo partir de estudos pré-clínicos e ainda a custo reduzido, incluindo também a facilidade de armazenagem. Na próxima etapa, serão feitas vacinações para se saber o resultado à imunidade ao novo coronavírus.
Fica claro que mesmo com o "processo acelerado de desenvolvimento tecnológico", e tendo assim, uma resposta positiva em outras etapas que virão, "a vacina autóctone de Bio-Manguinhos/Fiocruz" não deverá ser registrada, para consumo e distribuição pública antes de 2022. A reportagem retirada do site da Agência Brasil foi editada por Nádia Franco e poderá ser lida no link publicado abaixo, onde também cabe elogio, sugestão, simplificação e ou outros.
Enquanto o mundo aguarda por uma vacina, as cidades vão seguindo sua vida normal, com restrições. O uso de máscaras é obrigatório e o comércio vem funcionando seguindo à regra; em Barra Mansa, ainda com escala de horários. Em observância a decreto municipal, o comércio daqui esteve totalmente fechado por cerca de um mês ou mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário