10 fevereiro, 2019

NINHO DO URUBU E BRUMADINHO: A EMOÇÃO DE VER ALGUÉM NA RUA

Jovens que morreram no Ninho do Urubu  - Imagem ofuscada feita da TV
É comovente, com a voz embargada, o depoimento de Mario Pampulini, sobrevivente de Brumadinho-MG:  “…a todo momento que a gente vê um amigo na rua a gente fica emocionado em saber que ele está vivo”. Quando me preparava para a publicação deste texto, surge uma nova tragédia: a morte de dez adolescentes no Ninho do Urubu, Centro Técnico do Clube de Regatas do Flamengo, no Rio de Janeiro. Baseava-me na fala de uma moradora mineira, que em sua simplicidade dizia ser “crime, chacina e não um acidente”, como atestam as manchetes.
- Que as tragédias continuem servindo de exemplos para nós, simples mortais, como dizem repórteres, comentaristas e outras pessoas com as quais convivo. Infelizmente, com o poder de comunicação que todos tem em mãos, surgem publicações de escárnio, contra à tragedia alheia. Não era para ser assim. Há sempre alguém, às vezes de forma inconsequente, querendo chamar a atenção para si. Assim também são as publicidades e a mídia em geral. E aí, aparecem os que tem preparo, os que não o tem, além dos oportunistas de plantão.
Um vídeo, entre tantos outros que circulam na Internet, mostra alguém filmando o desespero dos funcionários nas imediações do refeitório. Como naquele ponto, supõe-se que todos morreram, pois não havia partes mais altas para se refugiar, é intrigante a filmagem, que mostra o autor correndo desesperado, não focalizando apenas sua agonia. Quando escrevo, ainda me resta uma dúvida sobre como foram feitas as imagens e ou, então, se foram recuperadas.
Quanto ao acidente Ninho do Urubu, que há suspeitas de pane no ar condicionado, conforme li na imprensa, deixa o emocional de qualquer pessoa abalado, ainda não refeito com a ocorrência de arrebentação das barragens. As histórias de vida dos jovens que morreram em um contêineres, pegas de surpresa como a maioria das pessoas de Brumadinho são de chocar qualquer ser humano. Constato que há também vídeo dos jovens, no Ninho do Urubu.
E assim como o relato do sobrevivente de Brumadinho, há também sobreviventes no Ninho do Urubu que não deixarão de se emocionar ao ver um jovem de base do Flamengo, Vasco ou  de qualquer outro time profissional na rua.
Escrevo, ainda, abalado com as informações.