10 fevereiro, 2013

ALAN FOI TAMBÉM “GRANDE” CARNAVALESCO EM BM

Foto do Livro "Três Caminhos"
O historiador barramansense Alan Carlos Rocha foi também um “grande” carnavalesco, principalmente em sua juventude, conforme informações de seu próprio livro Três Caminhos. Alan fez enredos para o carnaval de 1976, 77 e 78, conforme os registros. Ele aparece como folião na inauguração do Ilha Clube de Barra Mansa, em 1969, na ocasião tinha  22 anos, e foi fundador e presidiu o bloco carnavalesco Império da Chacrinha, do bairro Roberto Silveira.
Sobre o enredo que fez para o Império da Chacrinha, em 1976, intitulado “mercador de máscaras’, o escritor J. M. do Lago Leal, que fez parte da comissão julgadora, escreveu no jornal barramansense O Líder ; “Eu desci do palanque para cumprimentar um rapaz extraordinário chamado Alan, autor da melhor letra deste carnaval e por certo de vários carnavais”. Naquele ano o samba foi vencedor. Veja trechos do samba:

Põe a mascara de novo,                              
Vem brincar na avenida,
Põe a máscara meu povo.
Carnaval é show da vida
 ....
Compra máscaras a cores,
De um luxo sem igual,
Compra máscaras de amores,
Para brincar o carnaval

Ô, Ô, Ô, Ô é o império batucando
Na avenida colorida
É o império estreando!
....
Nos anos seguintes Alan Carlos Rocha também se destacou com os enredos do Bloco Mensageiro do Samba “Longos, os sambistas da África” e também a melhor letra do carnaval de 1978 com o samba que fez para o mesmo bloco, intitulado “Vou te esquecer sambando”. Nos dias atuais, foi homenageado pela escola de samba Acadêmicos da Chacrinha, com o enredo “no palco do Carnaval com a História de Alan”. O historiador, por mais de 20 anos organizou, junto com amigos, o carnaval de rua de Barra Mansa.     

Texto Mauro Cesar - Livro Três Caminhos - Publicação Grebal (Grêmio Barramansense de Letras) - 1ª Edição 2009 - Nova Gráfica e Editora - Volta Redonda -  

Nenhum comentário:

Postar um comentário