30 janeiro, 2012

SATÉLITES EUROPEUS LEVARÃO NOMES DE CRIANÇAS

Foto: site Galileocontest
Os nomes associados aos deuses romanos ou de descobridores e desbravadores dados a planetas, estrelas e satélites parecem ficção. E assim, os astros e o espaço sideral se tornam mais distantes da realidade humana. O lançamento de um concurso, ano passado, visando dar nomes de crianças, com idades entre 9 e 11 anos, a satélites do programa espacial Galileu, da Agência Espacial Européia (ESA), traz o universo para mais perto.
Do concurso, sairá um vencedor como já aconteceu na Bélgica e na Bulgária, de onde surgiram os novos satélites "Thijs" e "Natalia". É um marco histórico de ligação entre humanidade e o universo. Os participantes ficarão com o nome cravado na História. Em março, serão anunciados os ganhadores.
A ESA pretende lançar pelo menos 27 satélites até 2019. Os astros novos vão formar uma constelação em órbita, a mais de 20 mil quilômetros da Terra. Com isso, o programa Galileu pretende criar um sistema de navegação por satélite, que pode deixar o continente na liderança na área das tecnologias espaciais. Além de garantir disponibilidade de sinais por navegação, sem depender do GPS americano.
Um sistema que poderá localizar pessoas, navegações e ainda orientar os pilotos de aviões e de navios. Com função também fundamental de locomover pessoas e veículos, como ambulâncias e carros de bombeiros.A eletricidade e a informações por celulares ficarão  mais eficazes.
Fonte: site lançador do concurso Galileo Contest - Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional - Revista Veja 

2 comentários: