06 novembro, 2011

UM ÓRGÃO GIGANTE, BATENDO 70 VEZES POR MINUTO

Ainda no mundo da poesia, quase todos os poetas escreveram sobre o coração. Este órgão gigante bate setenta vezes por minuto, porém, diante de emoções fortes ou exercício físico as batidas podem chegar a 100. E por falar nele, hoje (6/11) é Dia da Prevenção contra Doenças do Coração. Quanto se fica pensando muito com o coração, surge a poesia.
Foto extraída WIKIPÉDIA
Ficar pensando muito em sua responsabilidade, tem horas, dá medo. Afinal, ele não pode parar. Em um minuto, o coração distribui 5 litros de sangue por todo o corpo, bate cerca de 100 mil vezes por dia, três milhões de vezes por mês e 37 milhões de vezes por ano.
Um detalhe, que muitos não sabem: o das mulheres é muito mais acelerado. Acho que por isso elas são muito mais rápidas nas respostas, de que nós homens; muito mais eficazes. As mulheres são como maçãs em árvores, como diz o poema de Machado de Assis. "Não me pergunte, o por quê"?
Lembro de quando o No-Break de uma empresa em que trabalhei era um armário grande. Hoje, eles são menores que uma maleta, fácil de transportar. O coração de um adulto pesa entre 280 e 340 gramas e tem o tamanho aproximado de um punho fechado. Com o passar dos tempos, o coração devia vir diminuindo, assim como os eletroeletrônicos e aparelhos tecnológicos, mas sem perder sua eficiência. Ficaria mais poético.
Pesquisa: Livro Guia dos Curiosos - Marcelo Duarte - 1995 - Editora Schwarcz Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário