05 outubro, 2011

NOBEL DE MEDICINA 2011 É ANUNCIADO APÓS A MORTE DE CIENTISTA

Prolongou sua v ida graças a aplicação  criada por  ele
Ironia do destino ou não? Dos três cientistas que ganharam o Nobel de Medicina de 2011 - por desvendarem segredos do sistema imunológico, na busca por uma vacina contra o câncer, um deles, Ralph Steinman, de 68 anos, morreu atingido pela doença. O anúncio da premiação foi feito segunda-feira (3/10) e o cientista morreu no último dia 30 de setembro. Os outros dois ganhadores são o norte-americano Bruce  Beutler e o francês Jules Hoffman. A dupla estudou os primeiros estágios da reação imunológica a um ataque.

Ralph-Steinman
Ralph Steinman morreu
 sem saber- Foto Planeta
Universitário
Steinman sofria de câncer de pâncreas, diagnosticado há quatro anos, e neste período prolongou sua existência graças à aplicação de uma imunoterapia à base de células dendríticas, criada por ele.
A norma é que o Nobel seja concedido a pessoas vivas, mas o comitê decidiu manter a premiação, cujo valor equivale a R$ 2,8 milhões. A quantia será dividida uma parte entre Beutler e Hoffmann, ficando a outra parte para os familiares de Steinman. A cerimônia de premiação será no dia 10 de dezembro, em Estocolmo.
Ralph Steinman nasceu no Canadá, mas morava nos EUA. Em 1973 ele descobriu as células dendríticas, que são ativadoras do sistema imunológico dos mamíferos. Com isso, o organismo dispõe de meios para o combate a infecções por bactérias ou outros microrganismos. As células dendríticas regulam a imunidade adquirida.
Beutler, de 54 anos, nasceu em Chicago e Hoffmann, de 70, em Luxemburgo. Os dois descobriram proteínas capazes de reconhecer os organismos invasores e preparar a defesa. 
 de revelar as fases da resposta imune e ajudar a entender os mecanismos de doenças.  “A descoberta abre novos caminhos para o desenvolvimento de prevenções e terapias contra infecções, câncer e doenças inflamatórias”, destacou o comitê do Nobel no anúncio do prêmio.

Foto e texto adaptado, com base em reportagem do site Planeta Universitário

Nenhum comentário:

Postar um comentário