Um dos destaque do maior encontro literário do país, a 15ª edição da Bienal do Livro, foi o lançamento da nova edição escolar do tradicional e popular dicionário "Aurélio", com a inclusão das palavras "periguete", "tuitar", "baixar", no sentido informático, e "presidenta" influenciada pelo gosto da Presidenta Dilma Rousseft, de assim ser chamada.
A 15ª Bienal do Livo no Riocentro (Foto Carla Meneghini/Arq.G1) |
Desta vez é novo mesmo por ser junior, com a nova ortografia. Conforme o "Aurélio Junior", periguete é o mesmo que moça ou mulher, sem namorado, que se interessa por qualquer um. E o tuitar, somado pela febre que se tornou o "twitter", significa o mesmo que postar ou acompanhar alguém ou algo postado nesta rede.
O dicionário "Junior" traz também os termos bullying, blog, deletar e ficar, que além dos significados antigos de estacionar, permanecer ou fixar-se em algum, tem o sentido de trocar carinhos por período curto, mas sem compromisso de namoro.
A Bienal foi encerrada ontem (11/09) no Riocentro, Rio de Janeiro, onde desta vez os visitantes puderam experimentar os livros digitais. Quase 3 milhões de livros foram vendidos, com um recorde de público e de vendas, segundo os organizadores. O evento, nos 11 dias de atividades diversas, contou com a participação de 670 mil visitantes.
Texto feito com base em informações do G1.globo "Novo Dicionário..."
Foto extraída do G1 com reportagem sobre o final da Bienal
Nenhum comentário:
Postar um comentário