Hoje é domingo e também dia Internacional da família. Portanto, tome banho, sem perder o foco da proteção ambiental. Que europeus e americanos não são chegados a um bom banho, não é novidade, mas, atualmente, o hábito vem crescendo com a desculpa de que é para salvar o planeta. Quem diz isso é o jornalista de O Globo Agostinho Vieira, do blog Eco Verde.
Na década de 1990, quando dividia apartamento com amigos, em Santa Tereza, no Rio de Janeiro, o então professor de História, Ivan Leão (Muriaé/MG), na época estudante da UFRJ, recebeu em "nosso apartamento" um jovem francês que viera à universidade também a estudo. O cara não era chegado a banho. Depois de andar com a gente, naquele sol, na Estrada das Paineiras, o francês ainda insistia nessa meta. Naquele tempo não se falava muito no problema da escassez d'água. Não me lembro do desfecho desta história.
O Agostinho vai mais fundo. Afirma que uma reportagem do New York Times aponta que é cada vez maior o número de pessoas que tomam banho ou lavam o cabelo apenas de dois em dois dias. E que algumas mulheres estão usando limão para limpar as axilas ou mesmo lenço de limpar bumbum de neném após a caminhada matinal.
Vem cá! Ontem foi sábado, hoje é domingo, dia também do assistente social: Vai tomar banho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário