03 março, 2011

BRASIL, UM PAÍS QUE FAZ E ESTÁ NA FRENTE

Uma holandesa relata por e-mail, divulgado na Internet a partir do segundo semestre do ano passado, que é comum entre nós brasileiros criticar o país. Penso que isto é reflexo da democracia e dos mais de 20 anos de ditadura militar e por termos atualmente uma classe política não confiável, que vota e decide seu próprio salário, a hora que quer. Veja um resumo do que ela relatou e decida se é bom elogiar e engrandecer mais o país. 
É um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado. Só existe uma companhia telefônica e se você ligar reclamando do  serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado. Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne. Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta. Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador. Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de "Como conquistar o Cliente".Abaixo, ela lista os destaques brasileiros em diversas áreas, com base em pesquisa feita pela Anthropos Consulting, uma empresa de Antropologia Empresarial, criada em 1984, com o intuito de promover soluções criativas à realidade cultural e social das empresas.O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.  É o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.  Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. Os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina. Há 14 fábricas de veículos instaladas e outras quatro se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês. Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.
Portanto, se é um dos que tem este vício, de falar mal do Brasil, ou nunca parou para pensar sobre isto, está na hora! Observe ou relembre mais estes dados: 
O mercado editorial brasileiro de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano. O Brasil  têm o mais moderno sistema bancário do planeta.Suas agências de publicidade conquistam os melhores e maiores prêmios mundiais. É o país mais empreendedor do mundo, onde mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários.  É hoje a terceira maior democracia do mundo. O Congresso Brasileiro vem punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados.  O Brasil tem um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário