20 agosto, 2009

REAL, 1ª MOEDA INTERNACIONAL BRASILEIRA, FEZ 15 ANOS

Aceito no Mercosul, o Real, moeda brasileira, se impõe no mesmo universo que desfilam dólares, ienes, e o Euro. É o primeiro dinheiro brasileiro forte a ter projeção internacional, completou 15 anos em Julho em meio a maior crise econômica da História recente, funcionou como moeda de troca com o Federal Reserve ( FED - Banco Central Americano). É pela primeira vez o Brasil empresta dinheiro ao FMI (Fundo Monetário Internacional): foram US$ 10 bilhões,demonstrando a força da moeda brasileira diante da crise.
Talvez o brasileiro comum não saiba por que é tão difícil colocar as mãos em uma nota de R$ 100 reais, mas é por causa dessas operações de sucesso, que o país ficou por 12 anos sem fazer a cédula de cem reais. A impressão de 130 milhões de notas de 100 reais às vésperas do lançamento daquele que seria o maior plano de estabilização monetária que o Brasil já teve, em 1º de Julho de 1994, foi feita com discrição. As autoridades brasileiras temiam o fracasso.
O Brasil efetuou trocas comerciais com a China, nação com a maior reserva internacional, e comparado com outros países da América Latina, a terra que fez sua primeira transação comercial com paus, está com destaque.Bem sucedido nas emissões de título em Real, ela se projetou muito mais que a Colômbia, o Peru e o México, que também fizeram operações financeiras com o mundo. Porém, o principal trunfo brasileiro, na avaliação dos economistas, são suas elevadas reservas internacionais. O país de Pele, o rei do futebol, está entre os 10 que possuem as maiores reservas cambiais do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário