24 março, 2009

EM TABOÃO DA SERRA PROFESSORES VÃO A CASA DOS ALUNOS

O município de Taboão da Serra (SP) criou um projeto social interessante, no primeiro semestre de 2008 pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). É o programa Professor Visitante, que como o nome já diz estimula os professores da rede pública a conhecer a realidade do dia-a-dia dos alunos. Sempre após as aulas, o professor cumpre uma agenda programada: visita a casa de estudante. A informação foi extraída jornal Foco Regional, de Barra Mansa.

Implantado em 2005, a iniciativa vem estreitando a relação entre a família e a escola, diminuindo a evasão e a repetência e melhorando o ensino municipal. Seiscentos professores participam do projeto que contabiliza cerca de 20 mil visitas para alunos da educação infantil até o quinto ano do ensino fundamental. Os resultados já podem ser observados com a redução do número de faltas, um aumento do aproveitamento escolar e a introdução de novas metodologias de ensino.

O programa ganhou projeção nacional e vem sendo pauta nos grandes veículos de comunicação como os jornais Folha de São Paulo, Diário de São Paulo, Jornal da Tarde, Jornal da Udemo, revista Nova Escola, Revista Carta Capital, rádios CBN, USP e Atual, TV Cultura, TV Futura, Rede TV, Rede Record e por duas vezes na Rede Globo de Televisão.

Representantes da Unesco conversaram com o secretário de Educação Cesar Callegari de Taboão da Serra implementar a iniciativa taboanense em outras cidades do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário