18 julho, 2013

15 NOVAS ESPÉCIES DE AVES DESCOBERTAS NO BRASIL

Um dos pássaros descobertos foi
 chamado de Poiabeiro de Chico Mendes
Pesquisadores brasileiros fazem a maior descoberta de pássaros em 140 anos, na Amazônia: foram catalogadas 15 novas espécies. A novidade foi publicada no manual de aves do mundo. Um dos novos pássaros recebeu o nome de "canção-da-campina", que na verdade é um novo tipo de gralha e é a maior espécie recém encontrada. Os demais são passarinhos menores. Com esse achado, o Brasil passou a ter 1.840 e no quesito diversidade ele perde apenas para a Colômbia, que conta com 1900 espécies oficializadas.
O "canção-da-campina" gosta de sementes de açaí e mede 35 centímetros de comprimento. Além desta, agora, consta no catálogo de aves da Amazônia, a "arapaçu-de-bico-torto", a "chorozinho-do-aripuanã" e outros pássaros também menores batizados de “poiabeiro de Chico Mendes", em homenagem ao líder seringueiro Francisco Alves Mendes Filho, assassinado na luta por companheiros que dependiam da preservação da floresta.
O pesquisador do Museu Emílio Goeldi, no Pará, Alexandre Aleixo, disse que se tem conhecimento de muitas novas espécies, mas o trabalho ainda está em andamento.  Outro pesquisador, Bret Whitney, do Museu de Louisiana, nos Estados Unidos, afirmou que é normal uma ou duas espécies descobertas, porém 15 de uma vez chama a atenção e se torna um passo grande para a ornitologia brasileira.

Fonte: G1 - O Globo (Jornal Hoje) - Foto: Wikipédia -

Nenhum comentário:

Postar um comentário