16 abril, 2013

SAI O GUIA CULTURAL DO VALE DO CAFÉ FLUMINENSE

Publicação do Instituto Cultural Cidade Viva traz um calendário com as principais festas e eventos da região do Vale do Café, envolvendo 15 municípios do centro-sul e Médio Paraíba do estado do Rio de Janeiro, incluindo Barra Mansa. Com 114 verbetes, em 168 páginas de textos e fotos, o Guia Cultural do Vale do Café lista atrativos regionais, separados por categorias e áreas geográficas. O Guia tem distribuição gratuita e está disponível no site da Editora Cidade Viva. O único custo é o da postagem.
Açude construído p/ escravos - Fazenda da Grama
Rio Claro - RJ
O projeto conta com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura e patrocínio de empresas privadas e do Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae). Cerca de 8 mil exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente nas secretarias de turismo cultura das prefeituras do interior  e nos locais de visitação. É um leque de oportunidades culturais que vão de parques e áreas de proteção ambiental, chegando ao artesanato, cafés, bares, restaurantes temáticos, personagens cativantes, hospedagem e fazendas históricas.
Bar na proximidade de açude - Fazenda da Grama -
Rio Claro -
As atrações estão catalogadas por quatro regiões: a primeira compreende os municípios de Barra Mansa, Resende e Volta Redonda; a segunda, Barra do Piraí, Piraí, Pinheiral e Rio Claro; a terceira, Vassouras, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi, Mendes e Paraíba do Sul; e a última, os municípios de Valença e Rio das Flores.
Esse conjunto de cidades, em meados do século 19,  abrigava fazendas responsáveis pela produção de 75% do café consumido no mundo. Hoje, cerca de 30 fazendas, de arquitetura colonial, estão abertas à visitação. Desde 2003, a região sedia no mês de julho o Festival Vale do Café, evento com concertos de música nas fazendas e shows em praças públicas - idealizado pela harpista Cristina Braga, da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio. O festival tem direção artística do violonista Turíbio Santos.

Fonte:  Agência Brasil -  Fonte: Arquivo pessoal -


Nenhum comentário:

Postar um comentário