17 outubro, 2012

BARRA MANSA FUTEBOL CLUBE COMPLETA 103 ANOS

O glorioso Barra Mansa Futebol Clube foi uma equipe de muitas vitórias conhecida em todo o Estado do Rio e o primeiro time a se profissionalizar no país. No dia 17 de Outubro de 1909 foi eleita a primeira diretoria do clube, formada pelo presidente Carolino Lengruber, o vice-presidente Álvaro de Bittencourt Belford, o tesoureiro Joaquim Frederico Gavião, o secretário Antônio Pimenta Junior e seu procurador Gilberto Costa. A posse foi realizada logo a seguir, no dia 24 de outubro.
A sede do Barra Mansa Futebol Clube foi por muito anos no centro da cidade em área pertencente à Santa Casa de Misericórdia, hoje retomada pela instituição inaugurada em 1860. Com a construção do novo edifício em 1° de setembro de 1918, as partidas de futebol eram realizadas no campo do clube, em terreno aos fundos do prédio. O campo existiu até a década de 1980. Atualmente a Rua Cristóvão Leal corta a área literalmente de muitas vitórias e derrotas do Barra Mansa. O campo foi reconstruído no bairro Colônia Santo Antônio, que está em estado de abandono sem receber manutenção.
Em cima: Rua Cristóvão Leal passa em local  onde era o Estádio Leão do Sul
 No meio: entrada da Santa Casa no lugar da trave - Abaixo: o Estádio atual na Colônia 
O time de tantas glórias, o tradicional Leão do Sul, tenta se reerguer com uma nova formação criada nos dias atuais, mais ainda amarga a última divisão do futebol do Estado do Rio de Janeiro. Daquela primeira diretoria formada em 1909, o tesoureiro Frederico Gavião foi substituído pelo capitão Mário Pinto dos Reis, que atualmente nome à Rua do Colégio Verbo Divino, instituição fundada no mesmo período no município.

Texto construído com base em o Livro Três Caminhos, do historiador barra-mansense Alan Carlos Rocha – Nova Gráfica e Editora – Av. do Comércio, 225 – Retiro – Volta Redonda – RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário