18 setembro, 2010

NA PRÉ-HISTÓRIA O GATO JÁ CAÇAVA O RATO

É provável que o gato seja o animal de estimação mais antigo e tenha habitado palácios de faraós e reis, assim como os casebres mais simples dos escravos. Arqueólogos descobriram fósseis de um gato de estimação, junto a seu provável dono, numa tumba datada de 9.500 anos antes de Cristo. Por serem animais de fácil adaptação e amantes de carinho, esses bichinhos são tão velhos como os humanos e o mundo. Não é considerado “o melhor amigo do homem”, como o cachorro, mas está entre os mais antigos. É o que acreditam pesquisadores franceses do Museu Nacional de História Natural de Paris, que anunciaram a descoberta do animal e do homem em um sítio arqueológico na cidade de Shillourokambos, na Ilha de Chipre, no Mar Mediterrâneo. Há também uma crença de que gatos selvagens tenham sido domesticados pelos antigos egípcios.
Os fósseis estavam a menos de 50 centímetros dos restos de esqueleto humano masculino, indicando que foram enterrados juntos. No local, foram encontrados também pedras polidas, ferramentas, jóias e outros objetos. Podem ser oferendas colocadas perto da pequena cova feita especialmente para o gato, conforme os arqueólogos. Eles ainda não sabem a natureza dessa relação do humano com o animal doméstico, pois poderia existir a conotação religiosa, comum no período.
Os desenhos antigos encontrados em cavernas, rochas e sítios arqueológicos, registros pré-históricos, demonstram o envolvimento humano com o animal. Na escola sempre se ensinou que o homem é um animal racional. E o racional é algo às vezes relativo, dependendo do ponto de vista. Todavia, voltando à História, os estudiosos acham que as informações confirmam o vínculo doméstico.
- "Demonstramos que a domesticação dos gatos não começou no Egito há quatro mil anos, como se acreditava, mas pelo menos cinco mil anos e meio antes disso no Oriente Próximo", afirmou o arqueólogo Jean-Denis Vigne, coordenador da equipe francesa de pesquisadores.
Se o gato é tão antigo assim, o seu inimigo nº 1, que o tem como principal predador é também antiqüíssimo. Acredita-se que os gatos da época controlavam a população de ratos destruidora das plantações de cereais de Chipre e do Oriente Médio. "É provável que a domesticação de gatos tenha começado há 12 ou 14 mil anos. Existem evidências de que ratos já proliferavam em armazéns de cereais nesse período", palavras do pesquisador Jean-Denis.

O nome do gato da foto é Rabudo - pertence a Dayse -
Foto de Luciana Andrade

3 comentários:

  1. tenho 3 gatos que são meu maior tesouro, e ficou confirmado com a chegada deles os roedores sumiram !

    ResponderExcluir
  2. Legal! taí uma função importante dos gatos! Obrigado pela visita! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Legal! taí uma função importante dos gatos! Obrigado pela visita! Grande abraço!

    ResponderExcluir