07 maio, 2010

A DESCOBERTA DA VITAMINA "C" E SUAS UTILIDADES

Em seu livro, Sua Saúde do Novo Milênio, o médico Camillo Marassi Leijoto afirma que a Vitamina C, também chamada ácido ascórbico, é solúvel em água. E que o ser humano não sintetiza esta vitamina como faz a maioria dos animais. A falta dela pode provocar o escorbuto, uma doença que dizimou marinheiros   no séc. XVIII. Segundo o relato do médico, em 1747, o cirurgião escocês James Lind, numa viagem de navio, deu laranjas e limões aos tripulantes que passavam mal com sangramentos de gengivas gravíssimos, sintomas do escorbuto. A melhora foi visível e Lind havia descoberto a Vitamina C.
O fato acabou esquecido e somente dois séculos depois, pesquisadores descobrem oficialmente a Vitamina C, encontrada nas frutas cítricas, verduras, pimentão, brócolis, tomate e couve flor. Recomenda-se uma dose diária de 60mg da vitamina para o adulto. Leijoto diz-se reticente à divulgação na Imprensa, no início desta década, da quantidade de doses da vitamina necessárias ao organismo humano. Para ele, é importante a ingestão de doses maiores, dependendo do caso e o doseamento tem quer ser com cautela, associada à aplicação de outras vitaminas oxidantes. “Cada paciente merece uma avaliação especial”, disse ele.
No final do tópico, Camillo Marassi alerta para ser ter cuidado com a vitamina C efervescente disponibilizada por vários laboratórios, pois a mesma, neste formato, não fornece ao organismo o que afirmam os rótulos.
O assunto das vitaminas está no primeiro capítulo do livro, no qual o médico escreve o perigo dos radicais livres, medicina biomolecular, mineralograma do cabelo, envelhecimento e estresse, diabetes mellitus, osteoporose e outros. Um bom livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário