15 março, 2009

RESPEITO À CRIAÇÃO: MÁXIMA DE SEMINÁRIO EDUCACIONAL EM VOLTA REDONDA

Foi realizado ontem, 14/03, o I Seminário de Educação em Valores Humanos "Despertar Corações", promovido pelo Instituto Sri Sathaia do Brasil. Quase 100 educadores participaram do evento, que aconteceu no auditório da Secretária Municipal de Educação, no bairro Niterói, em Volta Redonda. Entre os benefícios que a filosofia educativa propõe está o respeito à criação, evitando causar danos a alguém por meio de pensamento, palavras e ações.
O palestrista Alexandros Anastas Maraslis, de Belo Horizonte, falou sobre a educação no município e o autoconhecimento, cujo objetivo e fazer o ser humano ser feliz. Amor, verdade, retidão e não violência representam a base para a busca desta felicidade e o equilíbrio da educação, na reflexão dor ser pelo ter, conforme a filosofia apresentada. A equipe do Instituto Ski Sathaia, que tem como inspiração o indiano Sathya Sai Baba (1926), refletiu 5 técnicas educativas, envolvendo os diversos educadores em atividades agradáveis para serem aplicadas em aulas. A última, a técnica da harmonização, sugere alongamento, centralização da respiração e criatividade visualizada. Passeios imagináveis, com imagens de jardins e de belos lugares e aroma de flores, ajudam no íntimo de cada educando a atuar nas classes e na vida.
A dinâmica empreendida por Anastas criou um clima de descontração e amizade na sala. Cantando a música de Ivans Lins, Depende de nós, os quase 100 participantes ficaram igual crianças, jogando bolas de bexiga de várias cores para o ar, uma imagem bonita de alegria e comunhão. Ao término da música cada um tinha que pegar um balão, estourar e tirar a mensagem que estava dentro, em uma tira de papel. O detalhe é que a mensagens foi escrita por cada a alguém e colocada dentro da bola no início da brincadeira. "Pareciam crianças brincando", observou um dos participantes. "Chorei de emoção ao lembrar da filha", acrescentou outro.
A técnica de contar história foi muito bem transmitida por uma das integrantes do Instituto, que contou duas boas histórias: uma sobre o camaleão que mudava de cores, influenciado por cada animal que o abordava e outra intitulada "Carinhos Quentes" , versando sobre uma família de uma cidadezinha que distribuía saquinhos de carinhos. As duas promovem exemplo de valores de autenticidade, respeito, coragem, força, entre outros. A contadora de história ensinou no final como realizar em sala a prática, que começa com a escolha da história. E a mesma não pode ter incoerência em relação a valores humanos.
O objetivo do seminário com a comunidade educacional foram citados. Alguns como a melhoria da concentração, memorização e receptividade, de forma preparar melhor as pessoas; o auxilio ao outro a estar em sintonia com a voz da consciência, ampliando a relação do outro consigo mesmo.
O destaque para a questão da não-violência, foi a marca do encontro: "Não violar as leis da natureza, que criam a harmonia com o meio ambiente, o respeito a criação, evitando causar danos a alguém por meio de pensamentos, palavras e ação".
A não-violência é o artigo número um de minha fé, e é também o último artigo de meu credo." Mahatma Gandhi

As citações de importantes nomes, poetas, cientistas e estudiosos marcaram as apresentações no seminário:

"Guardar ressentimento e como tomar veneno e esperar que o outro morra", Willian Shakespeare -

"Se a noite choras pelo sol, não verás as estrelas". R. Tagore (poeta budista)

"O segredo não é correr atrás das borboletas...
E sim cuidar do jardim, para que elas venham até você" Mário Quintana

"Ao pegar uma pedra para esculpir, a única coisa que faço é retirar o excesso, pois a imagem já está lá dentro." Leonardo Da Vinci

"Eu sou um outro você" Ditado Maia

"O segundo é o intelecto. Ele é pleno de iluminação. Discrimina entre o bem e o mal sem dar espaço para o egoísmo".

"Tudo que afeta a terra, afeta os filhos da terra". Cacique Seattle.

Foto extraida do site: www.saibabaofindia.com




2 comentários:

  1. Achei excelente o seu relato sobre essa maravilhosa iniciativa que é a Educação em Valores Humanos.

    Apenas atento para o fato de que o nome do Instituto não é "Instituto Ski Sathaia do Brasil". O nome correto é "Instituto Sri Sathya Sai de Educação do Brasil", como você pode verificar no site do Instituto: http://www.saieducare.org.br/

    Aproveite a ocasião para corrigir também, no início do segundo parágrafo, a palavra "educação" (está escrito "eduação").

    Muito obrigado por compartilhar essa experiência tão enriquecedora! Respeito, autenticidade, coragem, carinho e consciência, são verdadeiras riquezas!

    Felicidades!!!

    ResponderExcluir
  2. Salve, Bruni!
    Achei interessante seu blog: Arquiteto da Informação. Nos dias atuais é muito importante, necesssário, mensagens como estas e a filosofia que passa por meio deste "canal de informação".

    Saúde!

    ResponderExcluir